avesraras

india

Os cientistas estimam que a população desta nova ave identificada num santuário selvagem na Índia não ultrapasse os 14 exemplares. A descoberta da "Bugun liocichla" é classificada como um «milagre» da Natureza.

Descoberta ave rara na Índia
A imprensa indiana relata a descoberta da primeira espécie de ave na Índia dos últimos 50 anos. O belíssimo exemplar (foto à direita) foi identificado por uma observadora amadora de pássaros, Ramana Athreya, em 1995, num verdadeiro santuário de vida selvagem perto da fronteira da Índia. Porém, só agora a descoberta foi divulgada.

Citada pelo "Público.pt", Ramana disse ter capturado em 1995 dois exemplares. Ao observar as aves pensou serem «demasiado raras para que uma delas fosse morta [para estudo científico] . Optou apenas por recolher algumas penas, gravar o seu canto e tirar fotografias. A descoberta foi entretanto publicada, este ano, na edição de Julho/Agosto da revista "Indian Birds", tendo sido considerada pelo editor da publicação como um achado «muito especial» . «É um milagre» não só pela sua exuberante beleza, mas também por não existirem espécies similares naquela área geográfica, salientou o responsável.